segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Cura química - vantagens e desvantagens

O que significa "Cura" do concreto


Cura é o nome que se dá ao procedimento adotado para impedir que a água da mistura utilizada no concreto evapore rapidamente. Essa água é essencial
para evitar fissuras ou trincas e proporcionar a resistência necessária à estrutura, como definiu a Maressa Oliveira, da Denver Imper.

Cura Úmida e Cura Química

A cura úmida é o processo onde mantém-se o concreto úmido através da aplicação de água sobre a superfície.
Já a cura química é o processo feito através da aspersão de produto químico, formando um filme sobre a superfície evitando a evaporação da água.

Qual é a melhor cura para usar e em qual situação? 

O ideal é sempre utilizar a cura úmida para qualquer tipo de produto cimentício, recomendando-se em alguns casos até a submersa (por exemplo: tubos de concreto, peças delgadas de fibrocimento, blocos, etc.), como citou o Eng. Ercio Thomaz, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído (CETAC).
Porém, há algumas circunstâncias em que é preferível utilizar o processo químico, seja pela impossibilidade de usar água ou por questões de acabamento, como por exemplo: paredes com altura elevada, paredes verticais ou inclinadas, pilares, pisos acabados, barragens, obras de arte, etc.
Para piso acabado, por exemplo, o excesso de água influencia diretamente na relação água/cimento da superfície, tirando a resistência superficial do concreto e deixando um aspecto desagradável no acabamento.

Cuidados na Aplicação da Cura Química 

Uma das preocupações de fazer uso da cura química é o revestimento que a superfície receberá posteriormente, pois normalmente são constituídas por emulsões à base de resina acrílica ou à base de parafina. Podendo conter também estireno e butadieno ou ainda aspersões de cera, formando uma película impermeável que poderá interferir na aderência, completa Ersio.
Entretanto já existem no mercado, produtos de fácil remoção, recomendados para a aplicação em áreas que receberão pinturas ou revestimentos posteriormente.
A Norma ASTM C-309 estabelece uma evaporação máxima de 0,55kg(água)/m² após um período de 72 horas.

Cuidados na Armazenagem do produto da Cura Química

Outro ponto para se observar é o armazenamento do produto, sendo fornecido em tambores ou bombonas de até 200lts. Deve ser mantido em local seco e arejado mesmo que, em sua maioria, não sejam produtos inflamáveis. Geralmente são orgânicos, ou seja, não agride tanto o meio ambiente, contribuindo ainda mais com sua função.

Empreendimentos recomendados para uso da Cura Química

 Por ser de fácil aplicação, menor gasto com mão obra, menos uso de água contribuindo com o meio ambiente e maior conservação da limpeza e organização da obra, a cura química é recomendada para áreas maiores ou pavimentos e obras de grande porte, como: barragens, rodovias, pontes, viadutos, aeroportos, usinas, etc.
Recomenda-se sempre o uso de EPIs para aplicação, como: óculos de proteção, luvas e máscaras.