sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Temperatura Ambiente na Concretagem

Como a temperatura do ambiente pode interferir no momento da concretagem 

 A reação química do cimento no momento de pega do concreto gera calor. A variação da temperatura do ambiente, tanto baixa quanto alta, pode influenciar
este processo químico agilizando ou retardando essa reação.

Problemas da Temperatura Ambiente Alta

O maior problema da temperatura alta do ambiente no momento de lançamento do concreto é a evaporação rápida da água de amassamento da mistura, tanto no lançamento quanto na cura, interferindo diretamente na relação água/cimento e contribuindo com a chamada retração hidráulica, aparecendo assim as indesejáveis fissuras e trincas. A baixa umidade do ar e a velocidade do vento também ajuda no processo de evaporação da água.
Segundo a Norma ABNT NBR 14931 (Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento), quando haver temperatura ambiente igual ou maior que 35°C e, em especial, umidade relativa do ar igual ou inferior à 50% e a velocidade do vento igual ou maior a 30 m/s, devem ser adotadas medidas para evitar a perda de consistência e reduzir a temperatura da massa de concreto, e conclui: “Imediatamente após as operações de lançamento e adensamento, devem ser tomadas providências para reduzir a perda de água do concreto”.
A mesma norma também cita: “...Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico da obra, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior à 40°C ou vento acima de 60 m/s”.
Outro problema da perda rápida de água da mistura é a plasticidade e adensamento do concreto, dificultando a retirada de ar incorporado na massa com os vibradores, o acabamento da superfície e a limpeza da obra no final da concretagem.

Problemas da Temperatura Ambiente Baixa 

 Já o problema da baixa temperatura é a relativa demora do tempo de pega, dificultando saber qual seria o momento ideal para a desforma.
Outra situação também é o congelamento da água, interrompendo o processo de endurecimento e provocando um aumento de volume, causando assim tensões internas na massa e separação dos componentes. Isso ocorre porque a sua resistência ainda não é suficiente para impedir esse fenômeno.
Na norma diz ainda que a temperatura da massa do concreto no momento do lançamento não deve ser inferior à 5°C e, caso a previsão do tempo indique temperatura abaixo dos 0°C para as próximas 48hs, a concretagem também deve ser suspensa.